quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O que eu queria que fosse Portugal ?!

Por vezes ponho-me a pensar e reflicto sobre o meu querido Portugal, este pedaço de terra à beira-mar. Muitos consideram as portas de entrada da Europa, enquanto outras apenas acham que é um amontoado de pessoas e cidadãos corruptos ou corrumpiveis, mas não interessa é o mesmo o nosso Portugal, certo ?!


Ora bem, eu quero aquele Portugal da raça e querer dos Militares de Abril de 74! Eu quero aquele Portugal do Euro 2004 e da EXPO 98, em que pelo menos nos unimos em prol do que é nosso, o que é nacional e claro que é bom ! Eu quero aquele Portugal dos anos 60, 70 em que o Benfica como que era um "papa-taças", clubismos à parte marcou a nossa sociedade ou não ?! Eu quero aquele Portugal de Rui Costas, Luis Figos, Fernandos Coutos e das selecções que venceram os campeonatos do Mundo de sub-20 ! Eu quero aquele Portugal em que o Engenheiro Guterres fica a pensar nas contas do IVA! Eu quero aquele Portugal de tirar diplomas de licenciaturas ao Sabado de Manhã! Eu quero aquele Portugal em que o Gabriel Alves comentava os jogos de futebol "E a técnica da força aliada à força da técnica", dizia ele ao Rui Tovar! Eu quero aquele Portugal do "É pudim Danone, não pares, não pares, não pares"! Eu quero aquele Portugal das promoções leve 3, pague 2! Eu quero aquele Portugal das revoluções sindicais do Torres Couto! Eu quero aquele Portugal do Levanta-te e ri! Eu quero aquele Portugal de programas muito deprimentes, como o Big Brother e a casa do Toy! Eu quero aquele Portugal das 30 ou 40 vitaminas que a Telecel oferecia aos clientes! Eu quero aquele Portugal das marchas e santos populares! Eu quero aquele Portugal de tainadas, em que o verdadeiro português volta da festa sem metade daquilo que levou! Eu quero aquele Portugal das publicidades extravagantes, como aquela do Euromilhões, em que aparece a Torre Eiffel no meio de uma aldeia interior (como acham mesmo que isto pode ser possivel?!)! Eu quero aquele Portugal dos Heróis do Mar, Quarteto 1111, Mão Morta e claro, dos grandes festivais de Verão! Eu quero aquele Portugal dos verdadeiros Humoristas, nada de Quim Roscas, mas sim, Rui Unas, Bruno Nogueira e porque não os gato fedorento ?! Enfim, quero que Portugal continue muito atrasado, pois é assim que nós o gostamos de o ver !

EU QUERO AQUELE PORTUGAL DO NÃO HÁ PAI PO F !

2 comentários:

Carlos Nogueira disse...

um Portugal de Mourinhos a ganhar campeonatos europeus (volta)

Um Portugal de 7estacas

Um Portugal de patuscadas à 'home da serra'

Um Portugal com rock dos anos 80

CarlaSilva disse...

o que passou nao volta, e se voltasse nao tinha piada nenhuma! estamos num pais em que o unico objectivo é parecer bem, por isso, enquanto esta febre nao passar e AS nossas origens continuarem a ser escondidas, temos, nao um Portugal, mas uma populaçao portuguesa de m****.
eu, adoro o meu pais e a sua cultura e trdiçoes, so tenho receio que aquilo que resta de bom no nosso portugal, que devia ser humilde, acabe.

PAZ & AMOR