sábado, 4 de julho de 2009

Festivais de Verão 2009

Pois bem, com o verão chegam também os grandes festivais de música, que conjugam a animação com a excelente música vinda de todas as partes do mundo. Ora, em Portugal o primeiro festival ficou a cargo da população de Vilar de Mouros, uma pequena freguesia do concelho de Caminha, decorria o ano de 1971. Contou com os portugueses Quarteto 1111, Sindikato, entre outros... Mas contou também com o fantástico Elton John (!). Muita gente deslocou-se a Vilar de Mouros, entre hippies estrangeiros e simples portugueses tudo correu como esperado, e apesar de vivermos sobre o regime Salazarista, todos eram da opinião que se vivia um clima de pura tranquilidade.Volvidos 11 anos, na segunda edição do festival, Vilar de Mouros recebeu, nada mais, nada menos, que os irlandeses "U2", também os portugueses JáFumega, Carlos Paredes, os controversos Heróis do Mar, mas estes apesar de figurarem no cartaz, não mostraram a sua música para os seus milhares de seguidores, marcaram presença ainda, os ingleses The Stranglers. A partir de 1996, o festival realizou-se com mais frequência e marcaram presença bandas como Xutos&Pontapés (a quem damos os parabéns por 30 anos ao mais alto nível), Sonic Youth, Silence 4, Alanis Morissette, Skunk Anansie, Iron Maiden, Megadeth, os portuenses Blind Zero, Sérgio Godinho, Rui Veloso, Manu Chao, Rammstein, Mind Da Gap, Da Weasel, Bush, UB40, Cool Hipnoise, Lamb, Sepultura, Guano Apes, David Fonseca, Blasted Mechanism, Him, Peter Gabriel, PJ Harvey, Fingertips, Clã, Nightwish, Within Temptation, Soulfly, Cradle of Filth... Desculpem tantos nomes, mas era impossível eliminar tantos nomes que marcaram a música por todo o globo e Vilar de Mouros teve o prazer de receber sempre grandes bandas e "senhores da música". Em 2006, para festejar os 35 anos do Festival, o ingresso tinha preço unitário de 35 euros, que dava acesso a todos os dias do festival.

Ainda assim, um diferendo entre a câmara municipal e a empresa responsável pela organização do festival fez-nos ficar sem Vilar de Mouros por 2 anos, ou melhor... Por 3. E assim, ainda não se sabe quando teremos Vilar de Mouros de volta ao panorama nacional !




(o afamado Rio Coura em dias de festivais)


Temos que destacar ainda o Oeiras Optimus Alive!, que tive a oportunidade de marcar presença na sua primeira edição, mas por motivos pessoais não pude estar presente numa autentica chuva de estrelas, como Linkin Park, Pearl Jam , The Smashing Pumpkins, The White Stripes, Sam the Kid e Buraka Som Sistema, no ano passado o festival perdeu algum "gás", mas este ano promete para quem lá estiver presente no Passeio Maritimo de Algés.
Este ano dias 8,9,10 de Julho.
Para mais informações consultem o site:
http://www.optimusalive.com/





(Primeiro cartaz do Oeiras Optimus Alive)


Em Paredes de Coura realiza-se há mais de 15 anos o festival local que já contou com nomes enormes da música mundial, alguns superiores ao mitico "Vilar de Mouros", de destacar os 3 Doors Down, Sex Pistols, Mando Diao, Mão Morta, Coldplay(!), Morcheeba, The Gift, Incubus, Da Weasel, Sam the Kid, The Cardigans, Cansei de Ser Sexy, Kaiser Chiefs, Sonic Youth, entre outros... Este festival, fica sem duvida caracterizado, em traços gerais, por ser um festival de música mais "pesada", a puxar tons de Heavy Metal e Metal.

O Festival realiza-se nos dias 30 e 31 de Julho e também nos dias 1 e 2 de Agosto.
Não encontrei muita informação sobre o festival deste ano pelo que vou deixar um site com um forum sobre o festival e aí podem comunicar com varias pessoas interessadas no festival da praia do Tabuão:
www.paredesdecoura.com/foruns/




(Capa do Cartaz do Heineken Paredes de Coura 2007)



Com 12 edições conta já o Festival do Sudoeste, que na Zambujeira do Mar, reune sempre grandes nomes da música, Este festival, realiza-se sempre no inicio de mês de Agosto e tem habituado os seus seguidores a dias de loucura e, depois da sua união com a TMN, O festival passou a ter uma qualidade soberba nas bandas que passam pela Zambujeira. Este festival, muito virado para os jovens ja atraiu bandas como os Daft Punk, Bloodhound Gang, Jamiroquai, Portishead, Muse, Marilyn Manson, Oasis, Groove Armanda, Fatboy Slim, Sean Paul, Korn, James e também outros grandes nomes como The Prodigy ou Massive Attack. Este ano o festival realiza-se de 6 a 9 de Agosto e para mais informações podem consultar o site:
www.tmt.pt/swtmn09.html

E não te esqueças de gritar bem alto : "OHHHH ELSAAAAAA!!!"

(Entrada para o Festival no ano de 2007)

Em 1995, começou, aquele que é para mim o melhor festival português de sempre, o Super Bock Super Rock. De inicio este festival, realizava-se apenas numa cidade, em Loures, no Passeio Maritimo de Alcantara, passando por muitos locais. O festival tenta sempre aparecer de cara lavada e com novas ideias, entre elas, o festival passava a realizar-se em duas cidades distintas, no Porto e em Lisboa. Esta ideia realizou-se por 4 vezes (1999,2 2003, 2007, 2008) e este ano será a sua 5ª vez. Vou referir apenas alguns nomes que passaram pelo palco principal, pois, são nomes tão marcantes que não necessitam de apresentações. Moby, Metallica, Linkin Park, 50 Cent, Moonspell, David Bowie, Simple Minds, Korn, Black Eyed Peas, System of a Down, Marilyn Manson, Iron Maiden, Mika, entre muitos, muitos outros... Este ano o festival começa no dia 11 de Julho no Estádio do Bessa sec. XXI (Porto) e no fim-de-semana a seguir no dia 18 no mitico Estádio do Restelo (Lisboa). Uma coisa é certa, este festival não sabe desiludir e a pergunta que se põe é mesmo quando será a sua primeira desilusão! Para mais informações podem consultar o arrojado site: www.superbock.pt

(A entrada do Super Bock Super Rock em 2006)

Espero ter ajudado alguns indecisos sobre aquilo a fazer estas férias, eu cá por mim, ia a um destes festivais, são sempre especiaís e são recordações que ficam para vida, o ambiente, as bandas, a aventura que é chegar, estar e partir do festival, para mim, valem mesmo a pena, pelo que seria optimo visitar um destes destinos no Verão !

Um abraço, Vitor Silva *

3 comentários:

Carlos Nogueira disse...

De todos o que mais me atrai é sem dúvida o Super Bock Super Rock, mas como acho que ainda não está na 'minha hora' vou-me ficando pelo Aião Parade, que promete este ano, afinal este ano MANDO EU :D

portai-vos bem ;)

Kerdius disse...

humm...sao todos festivais mto bons,mas o de Paredes de Coura é o k mais me atrai sem duvida alguma! =)
Sr. Nogueira, este ano vou prepara uma grande aparição lá no teu Aião Parade. Vemo-nos lá!!
:D
Boas ferias.

Vitor Silva disse...

Bem, pelo que se tem visto na Sic Rdical tem sido um grande Alive este ano, pena os Depeche Mode terem cancelado o concerto no Super Bock, devido à lesão do vocalista, David Gahan, mas prontamente substituidos pelos Xutos&Pontapés e pelos The Gift que podem dar também um enormissimo espectaculo !

Um abraço, Vítor Silva*